segunda-feira, 18 de junho de 2012

Escola participa de Concurso


     


     Os alunos formandos do Ensino Médio (Turma 312), da E.E.E.M. Rocha Pombo, juntamente com a professora Roseli da Rosa Vianna, na disciplina de Língua Portuguesa estão participando do concurso PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO 2012, realizado pela Câmara dos Deputados, sendo esse programa uma oportunidade para quem sabe o que quer e tem muito a dizer, e tem como objetivo possibilitar a estudantes do Ensino Médio das escolas públicas e privadas brasileiras o exercício da cidadania, da representação política, da vivência do processo legislativo e da liderança, além de propiciar aos jovens a oportunidade de conhecer a rotina dos trabalhos legislativos na Câmara dos Deputados, difundir o processo democrático e despertar para a reflexão crítica e a representação política.
         Os jovens participantes do concurso, a nível nacional, devem criar um projeto de lei e versar sobre temas nas seguintes áreas: Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo; sendo que a turma 312 optou por um Projeto sobre reciclagem e reutilização de garrafas PET.
Primeiramente, vários textos foram lidos, analisados e interpretados em sala da aula, referente ao assunto, também foi realizada uma visita à Câmara Municipal de Vereadores melhor entendimento de como elaborar um projeto de lei. Após essas ações, os alunos viram que a reciclagem e reutilização de garrafas PET podem diminuir a produção de lixo e contribuir para que o Brasil adquira uma consciência ambiental, pois necessitamos de estratégias inovadoras para evitar que o planeta se transforme em um lixão e esse projeto de lei da Turma 312 é uma tentativa de conscientização e transformação do meio ambiente e da maneira de pensar e agir da sociedade.
Nesse concurso, PARLAMENTO JOVEM 2012, serão selecionados 78 estudantes de todo o Brasil por mérito dos projetos de lei elaborados, sendo que o processo seletivo ocorre em duas etapas: estadual (com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Educação – Consed) e nacional, onde servidores da área Legislativa da Casa realizarão a seleção final. Os estudantes selecionados irão a Brasília participar da Semana da Jornada Parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário