quarta-feira, 24 de abril de 2013

Como se prevenir contra gripe


 Com a aproximação do inverno, volta a preocupação com a Gripe.
Por isso, trazemos algumas informações interessantes, que é importante relembrar.
    
      Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações. A cada ano, mais de 150 milhões de pessoas são vacinadas contra gripe em países de todo o mundo, como os EUA, Inglaterra, França, Uruguai, Argentina, Brasil, etc.


A vacina contra gripe

A vacina contra gripe (influenza) possui eficácia de até 90% em pessoas sadias. Ou seja, a cada 10 pessoas vacinadas, de 7 a 9 não terão gripe, enquanto pelo menos 1 pode apresentar a infecção, neste caso com os sintomas geralmente mais brandos.


     
Como você pode evitar a gripe
     Especialistas na área médica dizem que a melhor maneira de se evitar a gripe é praticar uma boa higiene. Aqui estão algumas dicas:
* lavar as mãos com água morna e sabão
* evitar o contato com qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando
     
     Se estiver gripado, você pode evitar a contaminação de outras pessoas:
* ficando em casa até que esteja se sentindo melhor
cobrindo a boca e o nariz com um lenço toda vez que tossir ou espirrar
* lavando bem as mãos com água morna e sabão se as tiver usado para cobrir a boca ao espirrar ou tossir.


     Lembre-se de que você pode espalhar a gripe por até sete dias depois de ter ficado doente, portanto, tenha cuidado mesmo depois que a maior parte dos sintomas tiver desaparecido. 


Fonte: http://www.gripe.org.br/prevencao.html

terça-feira, 23 de abril de 2013

Turma 51 Visita o Museu

          Na manhã de hoje, dia 23/04, a turma 51 acompanhada pela professora Rosani Queiroz, visitou o Museu Municipal. Na oportunidade conheceram sobre a história de nosso município, bem como tiveram a oportunidade de visualizar objetos de diferentes épocas, podendo assim comparar a evolução.
          

          Em seguida, uma parada na Praça da Matriz!

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Como acompanhar os filhos do Ensino Médio?



Quando o jovem chega ao ensino médio, muitas vezes os responsáveis enfrentam maior dificuldade para acompanhar os filhos no processo escolar, pois os trabalhos exigem domínio de conhecimentos específicos com maior complexidade, além do currículo apresentar maior número de disciplinas. Assim, nesta etapa de desenvolvimento do jovem, os responsáveis podem contribuir para o trabalho pedagógico da escola tomando algumas atitudes, como:
§      valorizar as atividades escolares como etapa de crescimento intelectual;
§      valorizar o avanço social do jovem tanto no que se refere à continuidade dos estudos como na compreensão e participação do espaço em que convive;
§      valorizar o acesso ao mundo do trabalho;
§      observar e acompanhar a rotina das atividades sociais;
§      conversar e ouvir com atenção os seus questionamentos, lembrando que nesta etapa de desenvolvimento surgem muitas dúvidas sobre novos temas;
§      observar o comportamento: hábitos de higiene, sono, tratamento com as pessoas, mudanças de humor;
§      alertar sobre as responsabilidades que acompanham a maior autonomia das suas relações;
§      manter contato com a coordenação da escola para se informar sobre o;
§      verificar o material escolar utilizado pelo jovem: como estão suas anotações, a organização, capricho, o cuidado com os livros;
§      acompanhar a frequência às aulas;
§      buscar informações na escola sobre a participação nas atividades escolares;
§      participar das atividades propostas pela escola;
§      desenvolver uma boa parceria entre família e escola, pois esta relação fortalecerá tanto o trabalho dos professores e profissionais que acompanham o dia a dia da juventude, como a orientação desenvolvida pelos responsáveis junto aos jovens.
Fonte: MEC

Dia a dia do seu filho



Os pais e responsáveis têm o direito de acompanhar a educação de seus filhos. Participar ativamente da vida escolar das crianças interfere positivamente na qualidade do ensino. Veja algumas recomendações que podem melhorar a relação ensino-aprendizagem e garantir o sucesso de seu filho na escola:
* Cultive o hábito da leitura em sua casa.
* Ajude seu filho a conservar o livro didático. O material servirá para outros alunos futuramente.
* Acompanhe a frequência da criança ou do adolescente às aulas e sua participação nas atividades escolares.
* Visite a escola de seus filhos sempre que puder.
* Converse com os professores sobre dificuldades e habilidades do seu filho.
* Peça orientação aos professores e diretores, caso perceba alguma dificuldade no desempenho de seu filho. Procure saber o que fazer para ajudar.
* Leia bilhetes e avisos que a escola mandar e responda quando necessário.
* Acompanhe as lições de casa.
* Participe das atividades escolares e compareça às reuniões da escola. Dê sua opinião.
Fonte: MEC

terça-feira, 16 de abril de 2013

Aluno de escola pública poderá fazer vestibular de graça





A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quinta-feira, 11, a Lei nº 12.799, que estabelece critérios de isenção do pagamento de taxa de inscrição para ingresso nas universidades federais.

Pela norma, será assegurado isenção total do pagamento da inscrição ao candidato que comprovar cumulativamente renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. A lei foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

A lei determina ainda que as instituições federais de educação deverão adotar critérios para a isenção total e parcial do pagamento de taxas de inscrição, de acordo com a carência socioeconômica dos candidatos.

Algumas universidades e institutos federais usam como processo seletivo o Sistema da Seleção Unificada (Sisu), que considera o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Agência Estado/Foto: Reprodução

Fonte: Top Educação


Horários a partir de 15/04/2013.


Clique para ampliar.


terça-feira, 9 de abril de 2013

Mostra 7ª Traçando Histórias

Nossa Escola recebeu nos dias de ontem e hoje a Mostra "Traçando Histórias", em sua 7ª Edição, promovida pelo SESC, que apresenta o trabalho de ilustradores que utilizam as mais diversas técnicas e estilos.


















Mais fotos no Facebook da Escola.



segunda-feira, 8 de abril de 2013

Conhecendo um pouco mais de Crissiumal



Os formandos do Ensino Médio da Escola Estadual Rocha Pombo de Crissiumal, em complemento aos estudos de geografia com a professora Marlei Lippert, juntamente com a diretora Marcia Lucia Gonzatto e a professora Elisandra Kroetz, no dia 26 de março, realizaram uma excursão percorrendo um roteiro nas linhas divisórias do município com o objetivo de conhecer os limites da área de Crissiumal e consequentemente os pontos turísticos localizados neste caminho percorrido, não foi um simples passeio e sim uma oportunidade de conhecer mais e melhor o nosso território e as suas divisas.


Antes da partida já dentro do ônibus os alunos tiveram uma reflexão e uma energização positiva com a Naturopata Marlene Lippert, para eles perceberem e sentir que eles não estão aqui por acaso, que eles tem uma missão a cumprir, para amarem e agradecerem por estarem aqui, por este belo município que os acolhe, para eliminar coisas negativas, situações de pobreza, e para atrair só coisas boas como abundância, harmonia e prosperidade,  também agradeceram ao patrono da escola, e emanaram vibrações positivas para aquilo que realmente se deseja ao nosso querido município em todos os  seus aspectos. 

Os locais visitados foram a captação de água da Corsan, Usina Hidrelétrica, pinguela na Barra do Lajeado Grande, o balneário das 3 Ilhas, a agroindústria de Paulo Tormes, casa de pedra, balneário da Cascata e por último os Viveiros Weber.

A parada para o almoço foi  no Balneário das 3 Ilhas para eles observarem o potencial de água aqui existente, em quase todos os limites existem rios, apenas uma pequena área é divisa seca, a importância da água é fundamental, os alunos fecharam os olhos para ouviram a música “Amigos do Rio Uruguai” com a reflexão: o que queremos para o nosso rio,  o que você podemos  contribuir, o que temos para agradecer?


Os alunos se impressionaram com o tamanho do município, andaram cerca de 200 km,  eles não imaginaram que o município tinha uma área tão extensa, também com tanta beleza e o potencial que muitas vezes as pessoas não percebem que vivemos num lugar onde se deve dar valor pois se compararmos com outras regiões, aqui podemos produzir em grande quantidade e variedade, temos os recursos hídricos e agrícolas e além de tudo um meio ambiente para se viver bem e que cabe a cada um de nós fazer a sua parte, para um progresso harmonioso com a natureza e não se esperar apenas  do governo, cabe  a cada um de nós fazer o seu papel frente a sociedade e ao meio ambiente. 
Mais fotos no Facebook da Escola.

Páscoa


      A encenação da Paixão de Cristo realizada em nossa escola na Quinta-feira Santa, mais uma vez foi uma grande emoção, nossos alunos/atores conseguiram demonstrar aos presentes que quem abre seu coração nesses momentos, consegue sentir um mar de vida, de renovação e fazer com que a Páscoa signifique esperança, que esse é um momento de resignificar a Fé em nossa vida.








Também nesse dia houve o sorteio da rifa da Páscoa:
1º prêmio: Fernanda Ferrari
2º prêmio: Guilherme Dudel
3º prêmio: Alex Schwendler
4º prêmio: Andrea Weber



Palestra sobre higiene bucal


     Nunca é demais orientar os alunos em relação a higiene bucal e nada melhor que fazer isso na prática. Pensando nisso as professoras Marlei Lippert e Marlene Vettorello das turmas 31 e 32 do Ensino Fundamental convidaram a cirurgiã dentista Patrícia de Araujo Alves Stürmer, para dar uma palestra sobre a importância da higiene bucal e realizar em seguida atividades práticas para executar a escovação com acompanhamento e orientações da dentista. Os alunos demonstraram muito interesse, curiosidade e atenção em todas as atividades realizadas.
     As professoras Marlei e Marlene e a direção da escola Rocha Pombo ficaram muito satisfeitas com o aprendizado que os alunos obtiveram e agradecem a disponibilidade da Drª Patrícia em demonstrar e ensinar aos alunos a higiene bucal e técnicas de escovação correta.