quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Hora do Conto

Na quinta-feira dia 08.12.11 foi um dia especial de encerramento da hora do conto das turmas do 1° e 2ª anos da Escola Rocha Pombo com o conto do livro “Rua Jardim, 75” autora Ana Terra contado pela professora e bibliotecária Noeli Rippel. Neste conto o Caracol passa por diversas situações, tendo vontade de correr o mundo para poder experimentar a sensação de conhecer coisas diferentes. A curiosidade o leva pelo jardim afora, procurando novos caminhos até que interage com os alunos: “Com licença, por favor feche o livro para eu dormir”. Então a professora preparou um momento de meditação, valorizando e agradecendo o seu corpo cantando uma canção.
Durante o ano, uma vez por semana, os alunos de 1º ao 4º anos estavam envolvidos com histórias contadas ou imaginadas por eles, de forma simples e carinhosa, no cantinho da biblioteca Rui Barbosa preparado para a leitura, num ambiente climatizado cheio de almofadas e tapete acolhedores. Após a hora do conto os alunos sempre escolhiam um livro para ler em casa.
Os objetivos da escola em proporcionar um ambiente que instigasse a imaginação, mostrando aos pequenos a riqueza que há nos livros, incentivando-os ao hábito da leitura foram alcançados na medida em que as crianças esperavam por este dia, diziam para a professora Noeli: “Quero ler a história deste livro que a professora contou.” Ao final apresentaram aos demais alunos a dinâmica: “Deixe um sinal de alegria por onde passares! Feliz Natal!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário