quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

ALUNOS DA ESCOLA ROCHA POMBO DESENVOLVERAM TRABALHO SOBRE TRANSGÊNICOS E AGROTÓXICOS

Os alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Rocha Pombo de Crissiumal juntamente com a professora Marlei Lippert  na matéria de Geografia,  visitaram mercados de Crissiumal com o objetivo de fazerem uma pesquisa sobre os produtos que são identificados como transgênicos e acabaram se surpreendendo pelo fato de poucos produtos possuírem a marca que identifica como sendo produto transgênico. Também foi trabalhado em sala de aula o tema agrotóxico onde os alunos assistiram o filme: “ O veneno está na mesa”  que foi elaborado por várias universidades federais do Brasil e é tema em seminários no Brasil e no exterior baseado na agroecologia e alternativas ecológicas, um trabalho de pesquisa feito em cima de propriedades rurais em todo o país com relatos de pessoas que foram contaminadas na aplicação e no consumo de produtos.
 Os transgênicos são organismos geneticamente modificados em laboratório que tiveram genes estranhos, de qualquer outro ser vivo (vegetal ou animal), inseridos em seu código genético visando a obtenção de características específica. Os principais transgênicos plantados no mundo são : soja (61%), milho (23%), algodão (11%) e canola (5%). A maioria dos europeus rejeita os produtos transgênicos (pesquisa Eurobarômetro) e consequentemente grande parte dos agricultores alemães são contrários aos transgênicos. Insetos, pássaros e até mesmo o vento podem transportar o pólen de plantas transgênicas e assim contaminar plantações convencionais vizinhas, ainda que localizadas a grandes distâncias. Os alimentos transgênicos comercializados (grãos, óleos, leite e carne de animais alimentados com transgênicos...) devem ser devidamente rotulados para garantir o direito de escolha do consumidor. Isto é o mínimo que se pode esperar das autoridades dos governos, além de informações esclarecedoras para a população. 
   É marcante e preocupante o alto teor de agrotóxicos que os produtos que a maioria das pessoas consomem, segundo o vídeo “o veneno está na mesa” as pessoas consomem anualmente  cerca de  5,2 litros. Muitos agrotóxicos que são de culturas maiores e de uso proibido são desviados para serem usados em hortaliças, como por exemplo os testes feitos constam: beterraba 32%, tomate 33%, alface 38%, mamão 39%, abacaxi 44%, couve 44%, morango 51%, pepino 55%, uva 56% e o pimentão 80% de agrotóxicos.  O uso de agrotóxicos e fertilizantes já é a segunda causa de contaminação da água no Brasil. Só perde para o despejo de esgoto doméstico. Os agrotóxicos podem promover a intoxicação progressiva dos consumidores e afetar a saúde de trabalhadores do campo que muitas vezes não estão preparados para lidar com esses agentes tóxicos. Precisamos entrar numa consciência de um sistema de produção que necessita de estratégias principalmente para substituição dos insumos altamente prejudiciais, para outros de menor ou nenhum impacto ambiental. Existem campanhas por um Brasil livre de transgênicos. O produto orgânico é cultivado sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos. Pelo menos 80% dos projetos certificados no Brasil são de pequenos agricultores familiares.  
Professora: Marlei Lippert






    

Nenhum comentário:

Postar um comentário