quinta-feira, 23 de abril de 2015

Viagem a Rio Grande

Viagem de estudo realizada com a finalidade de proporcionar aos estudantes do ensino médio o aprimoramento em conhecimentos das áreas de biologia, geografia e sobre questões de cunho político e histórico, além do engrandecimento pessoal e cultural.
Dia 14 de abril os alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio da Escola Rocha Pombo juntamente com as professoras Elisandra Hubner Kroetz, Marlei Salvalaio Lippert, Cheila Plack Spohr, vice diretora Magdália Maria Kappes Sapegienski e diretora Marcia Lucia Gonzatto realizaram uma viagem de estudos a uma das cidades mais antigas do país, a primeira cidade a ser construída no Estado afim de, ser porta de entrada dos primeiros colonizadores. Possui o time de futebol mais antigo do país, Sport Club Rio Grande datado de 19 de julho de 1900. Cidade que conserva ainda vários prédios com arquitetura Portuguesa.

Iniciamos nosso roteiro de visitações pelo passeio a cidade de São José do Norte, que fica distante trinta minutos de lancha da cidade de Rio Grande, separadas pela Laguna dos Patos, essa travessia proporcionou aos estudantes uma experiência nova pois, muitos nunca haviam navegado. Em São José do Norte conhecemos vários prédios que datam da época da colonização. Logo após nos dirigimos ao Museu Oceanográfico, fundado em 8 de setembro de 1953, este mantém uma exposição pública sobre a vida e a dinâmica dos oceanos, apresentada em painéis, maquetes, aquários e diversos equipamentos utilizados em pesquisas oceanográficas.
Nos painéis das salas do Museu são apresentadas várias conchas, peixes e moluscos. Esta coleção é considerada a mais importante da América do Sul, foi organizada pelo Diretor Fundador do Museu Oceanográfico, o Professor Eliézer de Carvalho Rios. Os estudantes gostaram muito da visitação por se tratar de espécies que nunca tiveram a oportunidade de conhecer. Puderam ainda conhecer de perto o centro de recuperação de animais marinhos onde conheceram um leão marinho e diversos pinguins. Após o almoço nos dirigimos ao centro da cidade onde pudemos conhecer diversos monumentos históricos e culturais. A tarde realizamos a visita ao Porto de Rio Grande, onde tivemos a a oportunidade de conhecer e entender o funcionamento de um dos maiores portos em atividade do País, local onde os estudantes tiveram a oportunidade de entender e perceber a magnitude que é o trabalho no Porto. Conhecemos os Estaleiros onde foram produzidas as plataformas de Petróleo da Petrobrás, que hoje está em crise, influenciando na demissão de mais de 20.000 funcionários e ocasionando diversas greves. O próximo  local de visitação foram os Molhes da Barra que foram construídos afim de direcionar os navios para que não encalhassem. Local onde realizamos um passeio de vagonetta, uma espécie de vagão sobre trilhos idênticos aos de trem, apenas em dimensões reduzidas, foram quatro quilômetros mar adentro, a diversão foi total. O último local de visitação foi a praia do Cassino,
fundada em 1890 é o balneário marítimo mais antigo do Brasil.

Nossa viagem de estudos foi muito engrandecedora, salientamos a importância desse tipo de atividade que envolve o estudante e o leva a relacionar a teoria com a prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário