segunda-feira, 13 de maio de 2013

Romantismo



O Romantismo definiu-se como escola literária no final do século XVIII e se estendeu até meados do Século XIX. Nesta época, percebe-se uma evolução no comportamento dos autores, a arte romântica rompeu as muralhas da Corte, ganhou as ruas e libertou-se das exigências dos nobres que financiavam a produção artística. Agora o publico é amplo a anônimo, o que leva a uma nova linguagem na literatura.
Uma das características marcantes do Romantismo é o sentimentalismo, a supervalorização das emoções pessoais, é o mundo interior que conta. É o que podemos verificar nos poemas abaixo, produzidos por alguns alunos do 2º ano do Ensino Médio da manhã, nas aulas de Literatura, coordenados pela professora Roseli da Rosa Vianna.

Mágoas de um grande amor
Gabriela Bertaluci

Ah, como eu sinto, sinto tanta saudade...
Daquele tempo que vivi contigo!
Daqueles dias de verão que passamos juntos...
Lembro-me que contava os minutos para te ver,
e quando tu ias embora,
ficava com um aperto tão grande no coração!


Mas os dias frios de inverno,
sem duvida foram nossos melhores,
porque ficávamos simplesmente abraçados
vendo a tarde passar,
e naquela época tudo parecia tão perfeito...

E assim seguia nossa vida,
todo o amor que tinha entreguei a ti
e acreditava que tu me davas todo teu amor...

Depois de tantos anos ainda não consigo compreender,
porque depois de tanto tempo juntos tu foste embora,
se me lembro bem, ficamos juntos por 10 anos,
e tão de repente tu me deixaste,
jamais ouvi tua voz novamente,
muito menos senti o calor do teu abraço,
as palavras tão sinceras que me confortavam,
quando eu mais precisava...

Agora esse tempo parece tão distante,
Porém jamais esquecerei o que eu senti,
Não esquecerei nenhuma palavra dita,
nenhum dos abraços.

Hoje, me pergunto se ainda lembras
de tudo que vivemos juntos,
se às vezes pensa em como eu estou...
Tenho certeza de que não me esqueceu,
pois se tiveres esquecido
um amor tão grande como o nosso,
de que valeu?

Depois de tanto tempo,
não acredito mais que tornarei a encontrar-te,
mas queria que soubesse,
que em meus sonhos mais bonitos,
é teu rosto que vejo,
vindo ao meu encontro,
abraçando-me e sussurrando em meu ouvido,
que me amas demais e que jamais me esquecerá.

Sei que tudo que vivemos,
agora são apenas lembranças,
mas nunca esqueci
e nunca esquecerei nosso amor,
tão bom e tão ruim,
agridoce.

Mas apesar de tudo isso,
não perco a esperança de encontrar-te,
para desabafar e contar-lhe
sobre toda a dor que me causaste,
pois só assim, só assim poderei então,
ficar em paz.

Memórias agridoces
Cristina Eloisa Hentges
Com um aperto em meu coração
A lágrima da saudade escorre em meus olhos
Não pude despedir-me
De quem um dia deu a mim a felicidade.

Sobre as ferragens vejo teus sonhos voando soltos.
Teu lindo sorriso não mais sorria
E teus olhos, de um verde cristalino
Para mim não mais brilhavam.

Não poderei mais sentir teu coração bater
Enquanto isso,  no lugar, martela em minha mente
Essa imensa dor que penso nunca acabar.

O pôr do sol não tem mais cor
Está todo preto e branco
E o luar que um dia brilhou
Agora está opaco, acabou.

Teu rosto rosado meu bem
E teu cabelo escuro
Nas noites, só estão em minha mente
Não os encontro repousando no travesseiro ao lado.

Com meus olhos cheios de sofrimento
Com meu coração amassado entre os destroços de um automóvel.
Não vivo como antes, querido
Falta algo em mim, falta alguém para amar.

Me proteja meu amor, de onde estiver
E me espere em um banco coberto de nuvens.
Para quando ao lado de teu túmulo deitar
Possamos ver de onde está, o pôr do sol e o luar.

Revelações
Monique Lippert

Amar... Por que amar é tão complicado?
O doce amargo da distância
Me faz querer voar, voar até ti
Eu te necessito!

Imagino-te junto a mim
numa noite estrelada e bela
Querendo mas não podendo torná-lo possível
E ao deitar-me, teu singelo sorrido
me vem em mente.

Contudo, ó morena linda
Tua voz me embala, me aquece
Preenche minhas noites vazias
Te sinto, mesmo tão distante...

Tantas noites em claro passei
Num pranto sem fim
A dor da saudade aumentado
Ó morena, sinto tua falta!


O que restou por aqui...
Gabriela Stasiaki Leitchweis

Em meio a esta noite escura
O que eu podia ver era apenas você
E com toda essa dor
Você havia se tornado tudo!

Sonhos distantes, como se tudo acabasse
Como se nada restasse por aqui
A dor me dominou, ela me consumiu
Respiração fraca, um tanto morto por dentro.

Vejo seus olhos a todo momento
Mesmo sem nada, só em meus pensamentos
Tão difícil suportar
Meu anjo, fique aqui não se vá.

A morte chegou cedo
Chegou para me levar ainda mais longe
Talvez, possa ver agora o quanto lhe amei
E como isso acabou comigo.

Agora aqui sem forças
Nem mesmo para lutar
Meu amor por ti é o que resta
Então é o que ainda me fortalece e me faz continuar.

Distância
Aneline Schmidt

Hoje acordei e me peguei pensando
naquela pessoa, que tá tão longe
longe dos meus olhos, do meu coração
longe de mim dessa paixão.

Quando ela voltar
quero abraçar, e fazer aqueles sonhos
realidade se tornar, para ver
a dor que senti por você acabar.

Espero que não demore
pois meu peito está a chorar
chorar de saudade
saudade que me faz delirar.

Quantas noites que não durmo
pensando em você, em mim em nós dois
será que um dia vai rolar
espero que seja eterno se não vou pirar.

Com certeza quem fez a distancia
a saudade ainda não conhecia
volta para meus braços
que aqui é seu lugar.

Então quero você aqui
para me acalmar
dizer que TE AMO
e nunca mais te deixar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário