Dominar linguagens
Dominar a norma culta da língua portuguesa e fazer uso da linguagem matemática,
artística e científica.
Compreender Fenômenos
Construir e aplicar conceitos
das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de
processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações
artísticas.
Enfrentar
Situações-Problema
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações
representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações problema.
Construir Argumentação
Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos
disponíveis em situações concretas, para construir argumentação
consistente.
Elaborar Proposta
Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas
de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e
considerando a diversidade sociocultural.
Compreende, ainda, a competência de ler, compreender, interpretar e produzir
textos no sentido amplo do termo, envolvendo todas as áreas e disciplinas que
compõem a atividadepedagógica da escola. Pressupõe,
portanto, instrumental de comunicação e expressão adequados tanto para a
compreensão de um problema matemático quanto para a descrição de um processo
físico, químico ou biológico e, mesmo, para a percepção das transformações de
espaço/tempo da história, da geografia e da literatura.
HABILIDADES
1 – Dada a
descrição discursiva ou por ilustração de um experimento ou fenômeno, de
natureza científica, tecnológica ou social, identificar variáveis relevantes e
selecionar os instrumentos necessários para sua realização ou interpretação.
2 – Em um gráfico cartesiano de variável
socioeconômica ou técnico-científica, identificar e analisar valores das
variáveis, intervalos de crescimento ou decréscimo e taxas de variação.
3 – Dada
uma distribuição estatística de variável social, econômica, física, química ou
biológica, traduzir e interpretar as informações disponíveis ou reorganizá-las,
objetivando interpolações ou extrapolações.
4 – Dada
uma situação-problema, apresentada em uma linguagem de determinada área de
conhecimento,
relacioná-la com sua formulação em outras linguagens e vice-versa.
5 – A partir da leitura de textos literários
consagrados e de informações sobre concepções artísticas, estabelecer relações
entre eles e seu contexto histórico, social, político ou cultural, inferindo as
escolhas dos temas, gêneros discursivos e recursos expressivos dos
autores.
6 – Com
base em um texto, analisar as funções da linguagem, identificar marcas de
variantes
lingüísticas de
natureza sociocultural, regional de registro ou de
estilo e explorar as relações entre as linguagens coloquial e formal.
7 – Identificar e caracterizar a conservação e as transformações
de energia em diferentes processos de sua geração e uso social e comparar
diferentes recursos e opções energéticas.
8 – Analisar criticamente, de forma qualitativa ou
quantitativa, as implicações ambientais, sociais e econômicas dos processos de
utilização dos recursos naturais, materiais ou energéticos.
9 – Compreender o significado e a importância da água
e de seu ciclo para a manutenção da vida, em sua relação com condições
socioambientais, sabendo quantificar variações de temperatura e mudanças de
fase em processos naturais e de intervenção humana.
10 – Utilizar
e interpretar diferentes escalas de tempo para situar e descrever transformações na atmosfera,
biosfera, hidrosfera e litosfera, origem e evolução da vida, variações
populacionais e modificações no
espaço geográfico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário