terça-feira, 28 de agosto de 2012

Aprender Português é mesmo tão importante?


“A comunicação escrita e oral constitui-se no princípio do conjunto de conhecimentos culturais de uma pessoa. Não há como aprender conteúdos, qualquer que seja sua natureza, quando o entendimento que parte da leitura de um texto não estiver em consonância com princípios e regras que regem a forma de expressar a língua na qual estiverem escritas.”
A escola tem a responsabilidade de apresentar aos alunos as diferentes modalidades da língua, explicitando a existência dos padrões coloquial e formal. Ela também necessita propiciar ao aluno a adequação ao seu uso formal, em particular, visto que é essa a variação requerida em situações importantes da vida, como entrevistas de emprego e apresentações orais de ideias, como em discursos. Portanto não só dentro da escola, mas também fora dela, a instituição escolar ajuda a melhor comunicar e a  melhor agir sobre o meio, e ser ouvido pelos demais.
Pelo menos no final do Ensino Médio o aluno deve ter capacidade de se comunicar fonética, gramatical e semanticamente de acordo com os princípios e métodos da Língua Portuguesa. Tal condição seria o ideal para o ingresso em um curso superior de qualquer área.
Somente com o conhecimento e a aplicação correta da língua é possível interpretar bem um texto, não somente na Língua Portuguesa, mas em todas as áreas, pois em várias situações se faz necessário a interpretação. As grandes exigências do mundo do trabalho, a competitividade e as dificuldades em se qualificar estão cada vez mais evidentes. Apesar disso, há que se ter em conta que uma boa formação cultural e o conhecimento da Língua Portuguesa podem contribuir ou até mesmo serem decisivos diante de oportunidades de emprego.
O cotidiano mostra que as reais consequências de saber bem a Língua Portuguesa ocorrem durante uma entrevista para preenchimento de vagas nas empresas. O conhecimento no momento de se expressar oralmente em uma entrevista, de escrever ou ler um texto, constitui o maior peso para diversas instituições na hora de avaliar.
O mercado de trabalho depende da capacidade de comunicação de quem nele trabalha, é, também, preciso vencer as ideias de que “Português é difícil” ou que “eu não sei falar/escrever”, quem deseja alcançar sucesso no mercado de trabalho, e nas relações sociais em geral, deve considerar que falar e escrever corretamente a língua-mãe é muito importante, portanto, aprender português é mesmo essencial.

Texto adaptado pela professora Roseli da Rosa Vianna com colaboração do aluno Jader Classmann, turma 211, Escola Estadual de Ensino Médio Rocha Pombo

Nenhum comentário:

Postar um comentário