quarta-feira, 23 de novembro de 2011

EX-ALUNO APRESENTA PROJETO CIENTÍFICO PARA ALUNOS DO

Na manhã da quarta-feira, dia 16/11, o ex-aluno da Escola, Edmundo Roberto Bin, apresentou para os alunos do Ensino Médio o Projeto Cientifico desenvolvido por ele e mais dois colegas para a Feira Interna da Escola Estadual de Ensino Médio São João, de Montenegro, onde frequenta o Curso Técnico em Química, que os credenciou para representar em Canoas, da 8ª Mostra da Educação Profissional, cujo objetivo era propiciar visibilidade à educação técnica e incentivar trabalhos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica para as escolas da rede estadual.
Após essa apresentação, foi escolhido para participar da Mostratec (Mostra de Ciência e Tecnologia), que é um evento realizado pela Fundação Liberato, que se destina à apresentação de projetos de pesquisa científica e tecnológica nas diversas áreas do conhecimento humano, desenvolvidos por alunos do ensino médio e da educação profissional de nível técnico, do Brasil e de outros países. O evento proporciona a integração entre as instituições de ensino, pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias. Através da Mostratec o aluno desenvolve projetos científicos, desenvolve tecnologia, amplia seus contatos pessoais e pode participar de vários eventos nacionais e internacionais.
O Projeto tem como título RECICLAGEM DE PLACAS DE CIRCUITO IMPRESSO, que trata sobre o descarte de placas de circuito impresso (PCIs), assim como de uma grande variedade de materiais constituídos de metais pesados, o que ocasiona uma série de malefícios para o ambiente e à saúde da população, e que durante muito tempo não houve grandes preocupações quanto aos riscos que este representa.
Edmundo falou que “foram realizados procedimentos experimentais a fim de comprovar a sua viabilidade técnica, idealizando o reaproveitamento do cobre encontrado nas placas de circuito impresso, reduzindo os efeitos gerados a partir do seu descarte em lugares indevidos e diminuindo a intoxicação das pessoas com as diversas substâncias derivadas de tal ato”.
Os projetos apresentados na MOSTRATEC são avaliados e os melhores premiados. Edmundo foi recompensado com uma Bolsa de Estudos na ULBRA, podendo optar pelo curso.
A Escola Rocha Pombo parabeniza seu ex-aluno Edmundo por essa conquista tão significativa, que é fruto de muito estudo, dedicação e esforço. E lembra que todo aquele que faz o que gosta, não mede esforços, perdendo noites de sono, a companhia da família, de sair com os amigos... pois quando se tem um objetivo você ultrapassa as dificuldades e conquista a vitória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário