Meio Ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Portanto, é essencial a sua preservação e de suma importância que as crianças aprendam isso desde pequenas.
Dessa maneira, nossa Escola realiza inúmeras atividades relacionadas ao assunto no decorrer do ano, e na Semana do Meio Ambiente com maior ênfase se trata o tema.
Como exemplos, podemos citar as atividades desenvolvidas nas séries iniciais, como coleta de pilhas usadas, separação de lixo, produção de textos, painéis, cartazes, desenhos, vídeos, canto, dramatização, teatro de fantoches, passeios e coleta de lixo espalhados pelo pátio da Escola. Também foram plantadas mudas de palmeira na área externa da Escola, com o auxílio de alunos e professores, com o objetivo de embelezar e melhorar o ambiente escolar.
Nessa semana foi finalizado pelas turmas 41 e 51 o Relógio do Corpo Humano, que são doze canteiros representando a hora em que determinado órgão está em seu ápice de atividade, bem como a união das plantas medicinais com os mesmos e quais as plantas recomendadas para tratamento de doenças específicas.
No dia 15/06, as turmas de 5ª série, participaram de uma palestra com o tema “Meio Ambiente”, com o Engenheiro Agrônomo Vitor Bernardes, Coordenador Técnico da Cotricampo, de Campo Novo. Esta é mais uma ação da Escola, que está participando do Programa “Escola no Campo”, uma parceria entre a Cotricampo e Syngenta. O palestrante falou sobre mudanças climáticas, efeito estufa, enchentes, secas, destino correto do lixo, preservação da mata ciliar e dos nossos mananciais de água.
Todas estas questões são relevantes à nossa vida e também à preservação do nosso planeta e por isso devem ser tratadas com muita responsabilidade por toda a comunidade escolar.
“A saúde, a felicidade e a própria sobrevivência dos nossos filhos amanhã dependerão das nossas atividades de hoje. A espécie humana sobreviverá se soubermos ensinar a criança a respeitar a natureza e a conservar o ambiente propício à vida.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário