sexta-feira, 12 de julho de 2013

Recesso Escolar... ou seja, FÉRIAS!!!


Esperamos que você aproveite cada minuto, sorria, brinque, descanse, se divirta muito com seus amigos e familiares. Tudo de bom para você nessas férias.

Aguardamos você no dia 29 de julho, para juntos fazermos um excelente 2º semestre.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Palestra sobre Fernando de Noronha


Os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Rocha Pombo, turmas 311 e 312 tiveram a oportunidade de participar de uma excelente palestra no dia 28 de junho, ministrada pelo Professor Mário Schwingel, sob a coordenação da professora de História, Andréa Fabiane Weber. Segundo ela, aproveitou-se o momento em que estão sendo estudadas “As Capitanias Hereditárias”, que eram as treze faixas de terras situadas ao longo do litoral brasileiro que os donatários recebiam do rei de Portugal para cultivar principalmente a cana-de-açúcar, sendo que uma delas está localizada no estado de Pernambuco que possui as ilhas de Fernando de Noronha e é um dos locais mais preservados do mundo.

A escola agradece a disponibilidade do professor Mário por compartilhar seus conhecimentos com nossos alunos.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Estudantes do Ensino Médio

O site Guia do Estudante tem um espaço dedicado ao Enem, "o maior vestibular do Brasil".
Vale a pena conferir e acessar periodicamente.
Fica a dica!

Veja dicas dos estudantes que tiraram mais de 900 pontos na redação do Enem 2012 e prepare-se


          Rolam por aí algumas brincadeiras sobre a correção do Enem. Alguns dizem que o resultado faz parte de um bolão, já outros falam que é dado por sorteio. Brincadeiras à parte, depois que o Ministério da Educação (MEC) reformulou o método de correção das redações no último exame, ficou bem mais difícil tirar uma nota que não condiz com a qualidade do texto (no fim do post você confere como é feita a correção atualmente).
A questão é: tirar notas altas é realmente muito difícil. No Enem 2012, apenas 1,1% dos 4,1 milhões de candidatos tiraram notas iguais ou superiores a 900 pontos (1000 é máximo). A figura abaixo mostra a distribuição do desempenho dos participantes:


          Já que é tão difícil tirar uma nota tão alta, como esses candidatos conseguiram? Para poder responder a essa questão, o GUIA conversou com quatro estudantes que tiraram mais de 900 pontos. Eles nos contaram como se prepararam para o Enem. Quer saber como mandar bem na prova? Confira as dicas abaixo, todas elas praticadas por esses estudantes nota 1000 (ou quase isso):

1) Leia muito!
Ler ajuda na hora de escrever. Prova disso é o estudante Luís Paulo Sousa da Silva, de 16 anos, que obteve 920 pontos na redação. Ele assume que parte deste resultado tem a ver com o seu vício: ler livros. “Costumo dizer que a minha preparação para a redação do Enem vem desde os 10 anos, idade em que comecei a ler compulsivamente”, diz o estudante.
Ele conta que vale todo o tipo de leitura para escrever melhor. Se você não consegue ler livros muito grandes, pode procurar obras com contos ou crônicas, nas quais os textos são mais curtos. Ler revistas e jornais também é importante, porque além de praticar a leitura, você também estará acompanhando as atualidades, tema da nossa próxima dica.

2) Fique por dentro das atualidades
Os corretores das redações avaliam, principalmente, como os candidatos argumentam sobre o tema.  A argumentação é a base da dissertação, gênero de texto usado pelo Enem.
A estudante Beatriz Bastos, de 16 anos, conta que um dos motivos para ter tirado 920 pontos na redação foi o fato de ela estar sempre bem informada sobre as atualidades. “Como as bancas corretoras tendem a avaliar nosso conhecimento de mundo, acredito que seja essencial estar bem informado, até mesmo para evitar que a sua redação caia no senso comum, com argumentos sempre usados pela maioria das pessoas”, aconselha a estudante.
E dá para acompanhar as atualidades até pelo Facebook! Beatriz explica que curtia páginas de jornais e revistas na rede social.

3) Treine bastante!
Além de ler muito e se manter sempre bem informado, outra dica infalível para mandar bem na redação é treinar. Os quatro candidatos ouvidos pelo GUIA faziam redações com frequência. A periodicidade variava entre uma redação a cada duas semanas e até dois textos por semana, como foi o caso do estudante Maicon Miranda, de 17 anos, que conseguiu 940 pontos.  “É preciso ter consciência de que todo este processo demanda tempo. Meu professor de redação costuma dizer que é como malhar na academia: não é de uma hora pra a outra que terá o tão sonhado ‘abdômen definido’”, conta.
O treino, além de melhorar a qualidade do texto, também ajuda a diminuir o tempo que você leva para escrever uma redação, como explica Luís: “Eu fiquei mais acostumado com a constituição correta de um texto e quais são os melhores conectivos a serem usados, além de ajudar a construir mais rapidamente o texto”.
Outro ponto positivo para o treino: em casa você tem a oportunidade de escolher um tema e pesquisar sobre o assunto. Beatriz conta que isso a ajudou a aumentar a bagagem de informações que ela poderia usar nas próximas redações e melhorou a sua argumentação. O estudante Ramon Silva Maciel, de 17 anos, obteve a maior nota entre os entrevistados: 960 pontos. Ele concorda com Beatriz e afirma que o treino é fundamental. “Eu considero isso muito importante, porque além de você se atualizar, você se prepara, alavanca seu vocabulário e fica por dentro de como realizar um bom texto dissertativo-argumentativo”, aconselha.

4) Faça um rascunho da redação
Outro ponto em comum entre os entrevistados, além do treino e da leitura, foi o uso do rascunho antes de escrever a redação na folha definitiva – a prova do Enem vem com uma folha de rascunho para ser usada. Maicon costuma fazer uma “tempestade de ideias” antes de começar a escrever. Ele pensa no máximo de informações que sabe sobre o tema e escreve frases curtas no rascunho. Depois desse processo, seleciona os argumentos que entrarão na redação e começa a escrever o texto no rascunho.
Beatriz também gosta do rascunho, porque assim, segundo ela, não se perde no meio das ideias. “A parte mais difícil, para mim, sempre foi iniciar a redação, por isso, já no começo, montava um esquema com tudo o que escreveria e distribuía as ideias que caberiam na introdução, desenvolvimento e conclusão”, conta.
Além das dicas dos estudantes, o uso do rascunho é importante para você poder ler e reler seu texto e procurar por erros de concordância e o uso de palavras muito repetidas, que empobrecem a redação. “O melhor método para fazer uma boa redação é seguir sempre as regras para não haver desvios ortográficos e gramaticais e principalmente para atingir uma boa nota”, lembra Ramon.



SNJ divulga resultado do 1º concurso de prosa, poema e fotografia, promovido no âmbito do Plano Juventude Viva

A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) informa o resultado do primeiro concurso de prosa, poema e fotografia, promovido no âmbito do Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra, denominado Juventude Viva.

Ao todo foram selecionados 30 trabalhos, apresentados nas três categorias – prosa, poema e fotografia – por jovens de 15 a 29 anos.  A seleção foi feita por uma comissão, composta por representantes da SNJ, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), da Fundação Cultural Palmares e pela fotógrafa Denise Camargo.
Com inscrições abertas no período de 3 de janeiro a 30 de abril, o concurso teve por objetivo incentivar a reflexão sobre o tema, estimulando jovens de todo o país a expor suas ideias e debater com a sociedade a condição da juventude negra e os desafios que vivenciam para o exercício pleno da cidadania.  Todos os trabalhos, que serão premiados com uma publicação, foram desenvolvidos a partir do tema “O que desejo em 20 de novembro de 2020?”.  De acordo com os organizadores, a maioria dos participantes tem idade entre 15 e 17 anos e vivem em municípios contemplados pelo Plano.
Sobre o Plano - O Juventude Viva tem a finalidade de prevenir e reduzir a violência contra os jovens, especialmente os jovens negros, que são hoje as principais vítimas dos homicídios no país. Os dados mostram que as mortes atingem sobretudo os jovens de 15 a 29 anos, negros e do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos.  Em resposta a esse desafio, o governo federal lançou o Plano, sob a coordenação da Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República,  e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
O Plano reúne ações que vão desde a criação de oportunidades de inclusão social e autonomia à oferta de equipamentos, serviços públicos e espaços de convivência em territórios que concentram altos índices de homicídio.  Trata-se de um esforço inédito do conjunto das instituições para enfrentar a violência contra os jovens, somando esforços com a sociedade civil para a sua superação. Lançado inicialmente em Alagoas, em 2012,  a iniciativa será estendida, em 2013, para o Distrito Federal, Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Espírito Santo e Pará.
Fonte: http://www.juventude.gov.br/juventudeviva



É com muito orgulho que a ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ROCHA POMBO, compartilha que o trabalho da aluna Luana Klein Martins foi classificado na categoria FOTOGRAFIA.



“Um dos segredos do sucesso está na força de vontade.”

Palestra sobre Europa


Na última semana aconteceu em nossa Escola palestra organizada pela professora Elaine de Fátima, da área de História sobre a Europa, com Inês Strassburger, onde participaram alunos do ensino fundamental e médio.

Os alunos tiveram a oportunidade de visualizar através de várias fotos lugares como Lisboa - Portugal, Roma e Veneza, na Itália e também Munique, Alemanha, como além disso tiveram explanações sobre alimentação, costumes, construções antigas (Idade Média e Renascimento), estátuas, pinturas, praças e algumas curiosidades.

A palestra vem ao encontro do trabalho proposto nos Planos de Estudo da Escola, proporcionando aos educandos diferentes atividades com o objetivo de compreender ainda mais o conteúdo trabalhado em sala de aula, estimulando o aluno a entender que a história é um processo de transformação e que a realidade passa a ser produzida pelos homens.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Simulados Online

Uma dica interessante para os alunos do Ensino Médio ampliarem sua experiência em provas classificatórias é este site, onde são disponibilizados simulados online.

http://www.estudantes.com.br/simulado/default.asp


Fica a dica!